Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores
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Coordenação Acadêmica Profª. Drª. Ana Ligia Nunes Finamor
O curso de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores visa preparar o gestor para assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento pessoal, profissional e social por meio de abordagens conceituais, reflexivas e vivenciais, bem como contribuir para o desenvolvimento integral da sua equipe.Você irá adquirir:
- competências técnicas em gestão de negócios que se relacionam à liderança de times e à gestão de pessoas ou que tangenciam essas áreas;
- estratégias para o desenvolvimento integral da liderança, facilitadas por reflexões necessárias que tornarão mais eficaz a aplicação de competências técnicas à área de gestão de pessoas;
- habilidades interpessoais que permitem uma atuação profissional com impactos positivos na carreira e nas organizações, e
- conhecimento a respeito de metodologias criativas para a liderança.
Público Alvo
Recomendado para profissionais de todas as formações acadêmicas, perfis e experiências, e que percebam o desenvolvimento humano integrado e permanente não só como um elemento propulsor de um convívio social e profissional mais efetivo, mas também como um impulsionador estratégico para o sucesso tanto pessoal quanto profissional, considerando os desafios de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.Programa
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Autodesenvolvimento e Trabalhabilidade
Mundo do trabalho na nova economia. Megatendências da transformação global. Profissional da nova economia. Empregabilidade versus trabalhabilidade. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Novo conceito de carreira. Âncoras de carreira. Carreira e autodesenvolvimento. Autoconhecimento e autogestão. Plano de desenvolvimento pessoal. Intraempreendedorismo. Networking. Sentido do trabalho. Trabalho por propósito. Trabalho como forma de realização pessoal e desenvolvimento integral.
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Comunicação Integrada
Processo de comunicação. Interferências nos resultados organizacionais. Restrições na compreensão da mensagem. Escuta consciente e confirmação de compreensão da mensagem. Assertividade. Comunicação com diferentes perfis comportamentais. Comunicação não violenta. Percepção de estados emocionais. Expressão corporal. Comunicação integrada organizacional: o que é, características e canais de comunicação.
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Coaching e Mentoring
Coaching e mentoring como ferramentas de engajamento e desenvolvimento de equipes. Diferenças, semelhanças e limitações do coaching e do mentoring. Ferramentas e funções do coaching e do mentoring aplicados à gestão de pessoas. Aplicações de coaching e mentoring na organização para fomentar aprendizado, autonomia, processo sucessório e resultados sustentáveis. Técnicas essenciais aos processos de coaching e mentoring.
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Estratégia Corporativa e de Negócios
Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise dos ambientes interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced Scorecard (BSC).
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Economia Comportamental e Tomada de Decisão
Campo da economia comportamental. Decisão nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
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Filosofia para Gestores
Surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. Transformações históricas do saber filosófico: Filosofia grega, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Desafios e dilemas filosóficos da atual sociedade tecnológica. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. Filosofia como instrumento para o desenvolvimento de gestores.
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Governança Corporativa e Compliance
Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Compliance e a sua relação com a sustentabilidade e a governança na geração de valor. Fundamentos: Teoria da Agência e conflitos de interesse. Estrutura da governança. Princípios da governança. Principais problemas relacionados à governança.
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Gestão da Diversidade e da Inclusão
Diversidade: conceitos e tipos. Vieses inconscientes. Importância da diversidade no mundo do trabalho. Lidando com as diferenças. Inclusão. Boas práticas.
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Gestão de Equipes e Talentos
Diferentes perspectivas do conceito de talento. Importância estratégica da retenção de talentos. Gestão da singularidade. Formação e desenvolvimento de equipes. Equipes virtuais. Equipes autogerenciáveis. Empowerment. Redes colaborativas. Espiral de times de alta performance. Ferramentas de alto impacto para formação de squads.
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Liderança, Poder e Influência
Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Relação líder-liderado e Teoria LMX. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
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Mudança e Cultura Organizacional
Cultura organizacional, origem e impacto no resultado da empresa. Cultura, estratégia, modelo de gestão e estilo de liderança. Clima organizacional. Diagnóstico, gerenciamento e mudança da cultura organizacional. Cultura, fusão e aquisição.
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Neurociência, Gestão e Liderança
Neurociência e gestão de pessoas. Neurociência cognitiva e comportamento social: cognição e soft skills. Aplicações da Neurociência Sociocognitiva ao desenvolvimento de pessoas. Ferramentas e desafios relacionados à Neurociência.
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Projetos e Metodologias Ágeis
Histórico e conceituação de projeto e gerenciamento de projetos. Relação entre estratégia e projetos. Ciclo de vida e grupos de processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento de portfólio e programas. Escritório de projetos. Estruturas organizacionais, os seus impactos em projetos e o seu gerenciamento. Papel do gerente de projeto e principais competências necessárias. Plano de gerenciamento do projeto: Canvas, PM Visual, Cascata e Metodologias ágeis/Scrum.
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Storytelling e Aspectos Essenciais de Media Training
Obstáculos internos e externos relacionados a apresentações em público. Desenvolvimento da segurança do apresentador. Storytelling: conceitos, técnicas e utilização em apresentações em público e mídias. Aspectos essenciais de media training: tipos de entrevista, peculiaridades e tipos de linguagem dos veículos de comunicação, novas mídias e performance na produção e divulgação de conteúdo.
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Saúde Corporativa e Mindfulness
Temas globais que impactam a gestão da saúde nas organizações. Motivadores do tema da gestão da saúde nas organizações e os seus impactos. Conceitos biopsicossocial e espiritual. Autogestão das dimensões biológica e psicológica. Resiliência e gestão da energia para gestão do estresse pessoal. Gestão da energia para superar o estresse. Conceito, objetivos e fundamentos do mindfulness. Vivências e uso do mindfulness no mundo corporativo. Classificação e práticas de mindfulness. Como apresentar o mindfulness e as suas práticas nas organizações.
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Ética e Sustentabilidade
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.
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Inovação e Empreendedorismo
Desafios do empreendedorismo e da inovação na economia contemporânea. Visão de negócios e empreendedorismo. Implementando a inovação. Estratégia e modelo de inovação.
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Negociação e Administração de Conflitos
Aspectos conceituais da negociação. Aspectos relacionais da negociação. Aspectos substantivos da negociação. Aspectos processuais de execução da negociação.
Investimento
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