Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais

  • Coordenação Acadêmica:  Prof. Dr. Miguel Ferreira Lima                   

    OBJETIVO
    O curso de MBA Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais tem como objetivo desenvolver as competências para a tomada de decisões no exercício de funções relativas ao comércio e finanças internacionais, em diversos tipos de organizações, proporcionando-lhes, condições para atuarem de forma competitiva em um mercado globalizado.

    Essas competências, abrangem o aprendizado em lidar com pessoas e negócios em ambientes multiculturais e o desenvolvimento da visão global de negócio e de estratégias para competir com players globais e nacionais.

    Público Alvo

    Recomendado para profissionais:
    • de organizações com operações no exterior ou que almejam se engajar em negócios internacionais;
    • que desejam atuar nas áreas de Comércio Exterior, Economia e Finanças Internacionais, Câmbio, Logística Internacional e Negócios Internacionais.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
     
    Coord. Acadêmico: Miguel Ferreira Lima
    Doutor em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Mestre em Administração pela UFF, Pós-graduado em Relações Internacionais pela UERJ e Economista pela UFF. Ex-Gerente de Exportação e Importação da Petrobras Internacional e da Irwin Industrial. Autor de 7 livros na área de Comércio Exterior e Negócios Internacionais. Membro do Conselho Técnico da Associação de Comércio Exterior do Brasil-AEB. Investidor-anjo, mentor e consultor. Coordenador e professor da FGV.

    Programa

    • Estratégia de Empresas

      Conceitos básicos em estratégia. Definição do rumo da organização. Análise do ambiente externo e interno: análise setorial, cenários prospectivos e ferramentas de análise. Definição do desenho da estratégia e inserção internacional da organização. Estratégias, táticas, metas e objetivos. Implementação e gestão da estratégia.

    • Internacional Business Plan

      Diagnóstico estratégico da capacidade de internacionalização da organização. Desenvolvimento de um Plano de Negócio Internacional. Estratégias de produto, preço, comunicação e distribuição internacional. Implementação e controle do Plano de Negócio Internacional.

    • Jogos de Negócios Internacionais

      Jogo de Negócio com foco na área internacional abordando finanças internacionais, marketing internacional e logística internacional.

    • Economia Internacional

      Teorias do comércio internacional. Mensuração da atividade econômica. Política econômica em economias abertas. Taxas de câmbio nominal, real e efetiva real. Balanço de Pagamentos e os determinantes das contas de capital e de transações correntes; mecanismos de ajuste do balanço de pagamentos.

    • Gestão de Contratos Internacionais

      Direito Interno e Direito Internacional. Lex Mercatória. Tratados. Integração Regional. Os Sistemas Jurídicos Internacionais. Formação do contrato. Contratos escritos e não escritos. Tipos contratuais. Vícios da Vontade. Das obrigações. Alteração e extinção dos contratos. Da Responsabilidade Civil. Do inadimplemento contratual e suas consequências. Força Maior e Teoria da Imprevisão. Contratos internacionais em suas várias modalidades. Conflitos de leis e jurisdição internacionais. Jurisdição nos contratos internacionais. Contencioso judicial no exterior e execução de sentença estrangeira no Brasil. Formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito internacional (ADR): arbitragem e mediação.

    • Gestão de Finanças Internacionais

      Sistema Financeiro Internacional: evolução e características. Globalização financeira e crescimento dos derivativos. Forward, Swaps e taxas de juros de paridade. Mercado de títulos internacionais. Administrando o risco cambial. Mercado financeiro internacional. Dimensão internacional da estrutura de capital e custo de capital. Administração internacional de working capital.

    • Gestão de Logística Internacional
      Integração das funções logísticas e Supply Chain. Termos Comerciais Internacionais. Tipos de Cargas. Sistema de transportes. Custos Logísticos. Multimodalidade. Operadores logísticos internacionais. Seguros internacionais. Portos como elos logísticos. Plataformas Logísticas. Sistemas de transportes.

       

    • Gestão de Operações de Câmbio

      Pagamentos Internacionais e mercado de câmbio brasileiro. Fatores e determinação da taxa de câmbio. Capitais Internacionais. Modalidades ou métodos de Pagamento. Contratação de Câmbio. Trava, deságio, prêmio, desconto. Liquidação, alteração, prorrogação, cancelamento, baixa. Despesas bancárias. Comissão de Agente. Disponibilidades no Exterior. Pagamentos na Exportação e na Importação. Aspectos fiscais nas operações de câmbio. Operações cursadas no CCR, SML.

    • Gestão de operações de exportação e importação

      Organização e implantação da gerência de comércio exterior. Normas dos órgãos governamentais envolvidos no comércio exterior. Procedimentos administrativos, aduaneiros e o trâmite documental nas operações de exportação e importação.

    • Gestão de Pessoas em Ambientes Multiculturais

      Gerenciamento estratégico de pessoas. Cultura e ética nas organizações. Estratégias genéricas para pessoas em empresas internacionalizadas. A gestão da diversidade cultural. A variável cultural nas operações internacionais. O papel da liderança global.

    • Internacionalização de Empresas

      Globalização e contexto internacionalizado de negócios. Principais teorias de internacionalização. O papel, as competências essenciais e o comportamento do gestor cosmopolita internacional. As estratégias no processo de internacionalização. Estruturas administrativas das organizações e ferramentas de decisão para concorrer em mercados externos. Benefícios, vantagens e desafios observados nos exemplos reais de empresas brasileiras internacionalizadas.

    • Matemática Financeira

      Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    • Marketing Internacional

      Ambiente empresarial globalizado. Estratégias e estruturas organizacionais de internacionalização. Fontes de informações no comércio internacional. Marketing Mix nos negócios internacionais: decisões de produto e marca, preço, distribuição e comunicação em nível internacional.

    • Negociação Internacional

      Mercado globalizado e o negociador global. Aspectos multi-culturais em negociações internacionais. Princípios e estratégias de planejamento, preparação e implementação de um acordo internacional – Matriz de Negociações Complexas. Abordagens da negociação integrativa e distributiva e a dinâmica das negociações internacionais. Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional. Diretrizes para uma negociação internacional de sucesso. Competências profissionais de um negociador internacional de sucesso. Análise de casos.

    • Regulação do Comércio Internacional

      Princípios fundamentais e acordos administrados pela OMC. Elementos básicos do GATT/OMC. Elementos básicos da formação de Blocos Econômicos. Impactos positivos da aplicação destes acordos sobre a iniciativa privada brasileira. Instrumentos de apoio à iniciativa privada no Brasil e regras da OMC: defesa comercial (antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas), barreiras técnicas e compras governamentais.

    • Relações Internacionais e Impacto nos Negócios

      Conceitos básicos em Relações Internacionais. Negociações de acordos internacionais e participação do setor privado. O sistema de Bretton Woods. O fim da Guerra Fria e seus desdobramentos políticos e econômicos. Organizações internacionais e limites para a atuação dos estados nacionais. Integração econômica: acordos multilaterais e acordos regionais/plurilaterais: ameaças e oportunidades para as empresas. Novas estratégias de produção no século XXI. Novas características dos acordos em negociação no século XXI e seu impacto sobre os negócios. Problemas atuais na governança econômica global. Impactos da ascensão dos países emergentes. O posicionamento estratégico do Brasil e efeitos sobre as empresas brasileiras.

    • Tributação de Comércio Exterior

      Os aspectos tributários e aduaneiros do comércio exterior brasileiro. Tributos incidentes na importação. Tributos incidentes na exportação. Regimes aduaneiros especiais e regimes aduaneiros aplicados em áreas especiais.

    • Planejamento Tributário Internacional

      Planejamento tributário por meio dos Tratados Internacionais em Matéria Tributária ( acordos de bitributação). Operações no exterior por meio de Atuação direta, Estabelecimentos Permanentes-Filiais, Coligadas, Controladas, Centros de Refaturamento. Tributação de Expratriados: Residentes no Brasil enviados ao exterior e Residentes no Exterior enviados ao Brasil. Uso de Paraísos Fiscais: Efeitos tributários do uso de paraísos fiscais. Regras de Preços de Transferência e Regras de Thin Capitalization ( para financiamento internacional de empresas).

    Investimento

    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

    Processo Seletivo

    Entre em contato:

    (91) 33230693 ou pelo E-mail: falecomnosco@fgvideal.com.br

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Modalidade: MBA Presencial
Frequência: Mensal
Início: --
Data Limite de Inscrição: --
Carga Horária: 432
Duração 20 Meses
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