MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira

  • Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O Gestão Financeira proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.
    Você irá adquirir:
    • visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
    • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
    • raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;
    • habilidades pessoais de comunicação e planejamento;
    • ferramentas e modelos capazes de contribuir para o desempenho e competitividade das organizações;
    • capacidade de planejamento, execução e controle das finanças de uma organização;
    • domínio de ferramentas que possibilitam transformar o plano estratégico da empresa em medidas tática e operacionais que gerem valor para a empresa.
    Ideal para quem quer flexibilidade de tempo e local de estudo, o curso é realizado inteiramente a distância, contando apenas com uma atividade presencial no Seminário de Encerramento.

    Público Alvo

    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira é recomendado para profissionais que:
    • Atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial em funções gerenciais ou executivas ou empreendedores;
    • Atuam ou pretendem atuar em setores financeiros e contábeis, ou tenham interesse em desenvolver técnicas para aplicação em seus próprios negócios.

     

    Coord. Acadêmica – Ilda Spritzer

    Doutora em Engenharia de Produção – COPPE/UFRJ, Mestre em Administração – COPPEAD/UFRJ e Graduada em Administração Pública – EBAP/FGV. Coordenadora na FGV nos cursos de MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas e Analista Finanças. Leciona as disciplinas de matemática financeira, finanças corporativas e viabilidade de projetos de investimentos. Professora da Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT/UFRJ Co-autora dos livros: A Bolsa no bolso e Análise de viabilidade de projetos. Experiência profissional no mercado financeiro e de capitais: JP Morgan Chase S.A, Citibank S.A. e Unibanco/ITAU S.A. Consultora em projetos de tecnologias digitais para educação financeira. Prêmio Administradora – Conselho Regional de Administração – RJ

    Programa

    • Auditoria das Demonstrações Financeiras

      Prof. Antônio Miguel Fernandes, Mestre, Uerj Apresentação Apresenta uma abordagem histórica da auditoria para melhor compreensão dos desafios enfrentados ao longo do tempo e das soluções oferecidas pelos diversos órgãos que interagem com os auditores. Objetivo Apresentar as finalidades da atividade e as suas mais relevantes técnicas, o desenvolvimento contemporâneo dessa especialidade da profissão de contador e os relatórios que devem ser gerados em consonância com a legislação profissional pertinente.

    • ARGo – Alternate Reality Goal

      Ementa:

      O jogo, os personagens, as mecânicas, os mistérios e as narrativas do ARGo tomam por base o mito grego dos Argonautas, que foi transformado em poema épico por Apolônio de Rodes, em 250 a.C. – A Argonáutica. A viagem de Jasão e dos mais de 50 heróis que partiram na nau Argo em busca do velocino de ouro simboliza a luta contra a banalização, em favor da verdade e da racionalidade, por meio da colaboração – valores que se coadunam aos do objetivo específico do jogo.

    • FGV Business Challenge
      A disciplina FGV Business Challenge – disciplina blended composta de seminário presencial e jogo on-line – apresenta temas e propostas relevantes para o desenvolvimento de soft e hard skills, articulando temáticas da atualidade por meio de uma perspectiva transversal e interdisciplinar que interessa ao desenvolvimento de líderes das mais diversas áreas de atuação. Sendo assim, a disciplina blended mostra-se como uma grande oportunidade de network para alunos de todas as turmas dos MBAs Executivos a distância do FGV Online. 
      Simula um oligopólio. São de cinco a sete empresas que competem entre si por,
      aproximadamente, dois anos (oito trimestres), explorando três regiões com um
      produto inovador. Você e os participantes de sua equipe assumem a direção de
      uma das empresas na indústria do jogo e irão competir com outras empresas,
      tomando decisões estratégicas e táticas típicas.
    • Contabilidade Financeira

      Prof. André Limeira, Ph.D., Florida Christian University.

      Trata dos fundamentos da contabilidade e das informações por ela geradas, da interpretação dos relatórios que compõem as demonstrações contábeis, do reconhecimento e registro das transações para elaboração das demonstrações contábeis e da análise econômico-financeira por meio da aplicação dos critérios de análise horizontal, análise vertical e indicadores de desempenho.

    • Corporate Finance

      Prof. Carlos Feuser, Mestre, UFMG

      Visão geral de finanças; Relação risco e retorno; Modelo de precificação de ativos – CAPM; Cálculo do custo de capital de uma empresa – CMPC; Avaliação de empresas e projetos; Modelo dinâmico do capital de giro e impacto no fluxo de caixa: Capital circulante líquido, necessidade de capital de giro e saldo em tesouraria; Tipos de necessidade de capital de giro; Cálculo dos prazos médios de recebimento das vendas; Cálculo dos prazos médios de renovação dos estoques; Cálculo dos prazos médios de pagamentos das compras; Ciclo operacional e ciclo financeiro; Efeito tesoura; Gestão de contas a receber e contas a pagar; Gestão de estoques e compras; Projeção dos fluxos de caixa dos projetos de investimentos; Valuation; Ponto de equilíbrio; Modelos de priorização de investimentos: Projetos independentes, dependentes e mutuamente excludentes; Valor presente líquido anualizado (VPLA); Análise de sensibilidade; Modelos de análise de performance: Análise de valor agregado; EVA® e MVA®.

    • Controladoria

      Prof. Betovem Coura, Ph.D, Universidade da Flórida

      Apresentação
      Trata da controladoria como apoio ao processo decisório das empresas e das suas unidades de negócio.

      Objetivo
      Analisar o que ajuda na transformação da estratégia em medidas táticas e operacionais que gerem valor para a empresa.

    • Economia Empresarial

      Profa. Virene Roxo Matesco, Doutora, UFRJ.

      Trata dos princípios e conceitos da teoria econômica, analisando aspectos como a teoria da demanda e da oferta, os mercados competitivos e não competitivos, a mensuração da atividade econômica, as políticas monetária e fiscal, a estabilização da economia e o balanço de pagamentos.

    • Gestão de Custos

      Prof. Carlos Manino, especialista, USP Profª. Anna Luiza do Amaral Boranga, graduada, FGV Apresentação Trata de como o sucesso do negócio está ficando cada vez mais dependente da inovação e do conhecimento, e como o advento da TI pode gerar novas e importantes formas de redes informais que emergem dentro e entre as organizações. Objetivo Analisar aspectos relevantes da Gestão do Conhecimento, da TI e do Gerenciamento de Sistemas e verificar de que maneira as empresas se beneficiam da vantagem competitiva.

    • Gestão Estratégica

      Prof. Murilo Ramos Alambert Rodrigues, Mestre, UFRJ.

      Analisa, de uma forma dinâmica e aplicada, a maneira como podemos dotar nossas organizações de uma gestão estratégica que lhes possibilite atuar e vencer no ambiente de negócios do século XXI.

    • Governança Corporativa

      Prof. Rubens Mazzali, Especialista, PUC-Campinas

      Prof. Betovem Coura, Ph.D, Universidade da Flórida

      Apresentação
      Estuda o ambiente da alta gestão estratégica das organizações, abordando os princípios de governança, as responsabilidades dos órgãos, o processo decisório e a arquiteutra de governança corporativa.

      Objetivo
      Identificar a necessidade de uma empresa adotar os princípios da governança corporativa e aplicá-los, e conhecer os principais vieses que interferem nas decisões da alta gestão estratégica.

    • Gestão de Pessoas

      Profa. Viviane Narducci, Doutora, FGV.

      Caminhos percorridos pelos modelos de gestão e pela gestão de pessoas desde o século XX até os dias de hoje. A importância do elemento humano como fonte de vantagem competitiva sustentável nas organizações. O papel do líder nas organizações. Desafios e competências do líder.

    • Gestão de Projetos

      Profa. Lorena Benchimol de Veloso, Mestre, European University.

      Desenvolve a competência técnica de traduzir as tendências do macroambiente em possíveis estratégias e projetos.

    • Gestão de Tributos

      Apresentação Expõe os conteúdos mais relevantes da área fiscal e, dessa forma, promove eventuais debates sobre o tema no planejamento estratégico e financeiro das empresas. Objetivo Apresentar a base fundamental do cenário tributário concernente às pessoas jurídicas, além de preparar para a realização de uma gestão eficaz e diferenciada.

    • Matemática Financeira

      Prof. João Paulo Franco de Abreu, Mestre, IBMEC.

      Possui extrema importância para a tomada de decisões financeiras, tanto de caráter pessoal quanto empresarial, auxiliando no processo de maximização de resultados empresariais.

    • Marketing

      Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ. 

      Apresenta uma proposta criativa e inovadora por abordar a comunicação com o cliente de forma a encantá-lo e convencê-lo a comprar uma marca, um produto ou um serviço.

    • Negociação e Administração de Conflitos

      Profa. Marcela Souto Castro, Doutoranda, ESC Rennes.

      Conceitos relacionados ao processo de negociação. Aspectos relacionais envolvidos numa negociação. Aspectos substantivos de uma negociação. Aspectos processuais de uma negociação.

    • Orçamento e Controle

      Apresentação
      Trata de uma das ferramentas mais usadas pelas empresas que desejam antecipar-se às alterações do macroambiente: o orçamento. Dessa forma, prevê o resultado estimado a partir de cenários, encontrando soluções para os problemas e destacando-se em relação à concorrência.

      Objetivo
      Planejar e organizar as equipes de propostas, definindo as responsabilidades e as metas intermediárias e finais. Além disso, elaborar o orçamento e controlar a sua execução, preparando relatórios que destaquem os indicadores e as ações de melhora.

    • Valuation

      Prof. Carlos Feuser, Mestre, UFMG Conceito de valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, fusões e aquisições.

    Investimento

    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

    Processo Seletivo

    Entre em contato:

    (91) 33230693 ou pelo E-mail: falecomnosco@fgvideal.com.br

Garanta Sua Vaga

Modalidade: MBA On Line
Frequência: Mensal
Início: 21/03/2022
Data Limite de Inscrição: 14/03/2022
Carga Horária: 432
Duração 14 Meses
Inscreva-se Receba mais Informações