Executivo em Gestão Industrial

Aulas ao vivo por webconferência
  • Esse curso busca apoiar as demandas da área de gestão da produção, desenvolvendo no participante a capacidade de adequar e utilizar as diferentes abordagens e técnicas de gestão da produção, considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos, visando a melhoria da qualidade de produtos, o incremento da produtividade de processos produtivos e o aumento da lucratividade e da competitividade de suas empresas.

    Você irá adquirir:

    • entendimento sobre a forma como as abordagens integradas e os métodos de gestão da produção podem ser úteis nesse novo contexto, desenvolvendo a capacidade de adequá-los e utilizá-los em ambientes de produção distintos e
    • ampla visão sobre as habilidades básicas de gestão requeridas diante de um futuro dinâmico e complexo, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder com visão local e global no mundo contemporâneo.

    Acesse o programa e o cronograma completo do curso.Aulas semanais – 4ª e 5ª – das 19 às 22h20min.

    Coordenador Acadêmico: Ricardo Sarmento Costa

    Público Alvo

    Recomendado para profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica e também para profissionais dos mais variados setores de empresas comprometidos com o contínuo aprimoramento das operações de produção e prestação de serviços com vistas a geração crescente de valor para clientes, acionistas, colaboradores internos e externos.
     
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    • Custos de Produção

      Os sistemas de custos. A qualidade da informação de custos na estratégia empresarial. Os sistemas de custeio tradicional e suas imprecisões. Os métodos para apuração dos custos logísticos. A importância da informação dos custos das atividades nos processos que envolvem a cadeia de valor. A contabilidade por atividade – ABC. A gestão baseada em atividades – AMB como instrumento de apoio à tomada de decisão industrial. A técnica da engenharia e análise do valor para redução de custos do produto.

    • Estratégia de Negócios e a Transformação Digital

      Transformação digital e tendências que aceleram mudanças no ambiente de negócios. Elementos direcionadores da estratégia. Propósito transformador e Propósito Transformador Massivo (PTM). Criação da proposta de valor. Competências, recursos estratégicos e inovações disruptivas. Criação da estratégia. Análise Estratégica. Análise da concorrência com base na proposta de valor. Objetivos principais e resultados-chave (Objectives and Key Results – OKR).

    • A Ferramenta Econômica da Teoria das Restrições (Throughput accounting)

      Contabilidade de Ganhos (Throughput accounting) – o processo decisório da Teoria das Restrições; Três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas; Contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos; Critério de maximização ganhos da empresa.

    • As Ferramentas Operacionais do Lean

      A mentalidade enxuta e mudança cultural; As principais ferramentas do Lean para estabelecer o fluxo puxado, nivelado e contínuo; O mapeamento do fluxo de produção. Processo de implantação.

    • As Ferramentas do Supply Chain Management

      Do MRP ao SCM, a gestão integrada da cadeia de suprimentos; A abordagem Lean Manufacturing para gestão da cadeia de suprimentos; Dimensionamento de estoques Aplicabilidade das diferentes abordagens; Problemas de implantação.

    • A Gestão Estratégica de Curto Prazo e a Ferramenta APS

      Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento; Sequenciamento da produção; Programação das atividades na produção sob encomenda; Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso; Advanced Production Scheduling.

    • A Gestão de Operações no Mundo da Transformação Digital: a indústria 4.0 e as Capacidades Organizacionais para Inovação

      O escopo da Gestão de Operações. A contribuição das operações para a vantagem competitiva e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIS). As capacidades inovativas da empresa: os sistemas técnico-físicos e suas novas configurações; a capacitação humana e organizacional. Introdução ao Pensamento Enxuto e a Teoria das Restrições. Os diferentes tipos de sistemas de produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínios da transformação digital; as tecnologias da quarta revolução industrial; a internet das coisas. Os desafios da produção e da logística no mundo pós Pandemia Covid 19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.

    • Gestão de Processos para a Qualidade dos Produtos

      Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade; Gestão, modelagem e custos do processo; Indicadores de Desempenho e Metas; Ferramentas para a Qualidade; Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean (TPM – Total Productive Maintenance) e outros métodos; Programas para a Gestão da Qualidade. Metodologia Seis Sigmas; Controle estatístico de processos; Certificados de qualidade e certificação de produtos.

    • Justificativa Econômico-Financeira de Projetos de Melhoria

      Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de Juros Simples e Juros Compostos. Valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR) e Pay-back. Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos de Melhoria. Identificação de ganhos marginais, despesas marginais, economias marginais e investimentos adicionais. Aplicações relacionadas a projetos de melhoria de produtividade e qualidade.

    • A Logística Integrada e a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental

      Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação. Os trade-offs tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da Distribuição, Tipos de Canais de Distribuição, Estudo do Varejo, Estudo do Atacado e Estudo de Sistemas Atualizados de Apoio à Distribuição. A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.

    • Método Estruturado de Solução de Problemas Aplicado a Situações Reais

      Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 em situações reais.

    • Marketing na Indústria 4.0

      Definição de Marketing. Novos pilares da Indústria 4.0. Definição de Omnichannel. Entendendo o novo consumidor. Omniconsumer e Any TTW. Desafios do Omnichannel aplicados à logística e a produção. Novos modelos de produção em relação: a Mass Customization, Long Tail e Sharing Economy. Redução dos intermediários indústria & cliente. Novas soluções de distribuição: o modelo chinês. Aproximação da indústria ao cliente final. Estratégias das micro-fábricas. A conectividade na indústria. Novas relações com os fornecedores. As lojas showroom. Criando, apreendendo e melhorando produtos através dos IoTs. Novo Mindset.

    • O Pensamento Lean

      Os cinco passos do pensamento enxuto. O balanceamento do fluxo de produção: produção puxada e kanban. O nivelamento do fluxo de produção: o heijunka e a produção em massa customizada. O balanceamento de capacidade: o fluxo contínuo. Empoderamento das equipes e resposta rápida aos problemas.

    • Pessoas em Processos de Mudanças

      Sensibilização para a aprendizagem contínua. Questionamento de crenças. Modelos mentais, paradigmas. Processos de mudanças. Resistências, Fatores que dificultam ou facilitam. O papel do líder como agente de mudança. Causas das distorções na comunicação. Comunicação interpessoal. Comunicação interior. Os processos mentais que precedem e acompanham a comunicação verbal. percepção criativa. Metas e planejamento: consolidação da habilidade dos participantes para desenvolver e implementar técnicas e ferramentas que visam estimular auto-motivação e motivação de equipes.

    • O Pensamento da Teoria das Restrições

      Teoria das Restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos; Cinco passos da Teoria das Restrições; Gestão do recurso crítico de capacidade; o Método DBR – Drum / Buffer / Rope (Tambor / Pulmão / Corda); Fenômeno das flutuações aleatórias e eventos dependentes.

    • Desenvolvimento de Carreira

      Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal – Business Model You.

    • Ética e Sustentabilidade

      Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

    • Gestão de Projetos

      Fundamentos de gerenciamento de projetos Técnicas e ferramentas para gerenciamento. EAP. Diagrama de Gantt. Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM). Gestão de Pessoas. Gestão da Comunicação e Stakeholders. Gestão das Aquisições. Gestão de Custos. Gestão dos Riscos. Gestão da Qualidade. Lições aprendidas. Métodos Ágeis: SCRUM

    Investimento

    Matriculas até 27/01/2022

    • 1ª Opção: R$ 22.999,50, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 23.635,68, sendo (1 de R$ 1.969,64) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 1.969,64) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 24.342,72, sendo (1 de R$ 1.014,28) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.014,28) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 25.063,56, sendo (1 de R$ 696,21) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 696,21) no boleto bancário.

    Matriculas até 18/03/2022

    • 1ª Opção: R$ 24.277,25, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 24.948,72, sendo (1 de R$ 2.079,06) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.079,06) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 25.695,12, sendo (1 de R$ 1.070,63) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.070,63) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 26.456,04, sendo (1 de R$ 734,89) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 734,89) no boleto bancário.

    Matriculas até 28/03/2022

    • 1ª Opção: R$ 25.555,00, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 26.261,87, sendo (1 de R$ 2.188,48) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.188,49) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 27.047,52, sendo (1 de R$ 1.126,98) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.126,98) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 27.848,17, sendo (1 de R$ 773,57) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 773,56) no boleto bancário.

    Temos condições especiais para matrículas antecipadas, ex-alunos FGV e empresas parceiras. Essas condições não são cumulativas e não se aplicam nos casos de transferência entre cursos ou modalidades. Para verificar, entre em contato com um agente comercial mais próximo de sua localidade, antes de finalizar sua matrícula.

    Processo Seletivo

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    Documentação Necessária
    Cédula de identidade
    Foto recente 3 x 4 (colorida)
    Diploma do curso de graduação*
    Histórico escolar de graduação
    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

Garanta Sua Vaga

Modalidade: MBA LIVE
Frequência: Semanal
Início: 06/04/2022
Data Limite de Inscrição: 28/03/2022
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração 16 meses Meses
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