Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
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O MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios tem por missão desenvolver uma visão global e integrada das atividades empresariais e foca na criação de valor para a companhia. O objetivo principal do curso é preparar nossos alunos para assumir posições de destaque na direção das empresas ou para criarem seus próprios negócios. Para isso, apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos administrativos relevantes e acima de tudo, busca motivar os alunos a serem líderes empreendedores.
Você irá adquirir:
- Capacidade empreendedora empresarial
- Apurada percepção de oportunidade de negócios
- Capacidade de definir objetivos de negócios e traçar/implementar estratégias que proporcionam bons resultados e aumentam o valor das empresas
- Competência e habilidade para alavancar a força competitiva das empresas por meio de liderança e trabalho em equipe.
Acesse o programa e o cronograma completo do curso. Aulas semanais – 2ª e 3ª – das 19 às 22h20min.
Coordenador Acadêmico: Antônio André NetoPúblico Alvo
Recomendado para profissionais que querem ascender aos níveis estratégicos das organizações e já contam com experiência profissional relevante. São pessoas curiosas, que gostam de compartilhar experiências e não têm medo de desafios. Por meio do conhecimento adquirido, podem receber o estímulo necessário para criar as próprias empresas.Pré-requisitos:- Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
- Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.Coord. Acadêmico: Antônio André NetoDoutor – UFRJ, Mestre – UFF, Fusões e Aquisições – Univ. Pennsylvania, Negociação – Harvard, Gestão de Negócios Internacionais – Univ.California, Construção de Máquinas – Frohling, Alemanha, Engenheiro Mecânico – FEI, FGV- Coordenador: MBA Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Atuou na alta administração das empresas: Grupo Thyssen, Promon, Grupo Gerdau. Realizou negócios em 40 países. Aquisições de empresas em 8 países ~ US$ 800 milhões. Empreendedor: Atualmente na 6ª empresa.Programa
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Gestão de Vendas
Alinhamento entre as ações de venda e os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de venda. Softwares de gestão de vendas. Funil de vendas. Ações focadas na venda pessoal; vendas por call center e uso de inteligência artificial. Vendas on-line. Vendas por meio de canais de distribuição. Vendas por meio de representantes comerciais. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de venda. Remuneração dos vendedores. Materiais e recursos tecnológicos de apoio à venda.
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Contabilidade para Executivos
Importância da Contabilidade, estudo da Contabilidade, conceituação e objetivos,. contabilidade societária e gerencial, postulados, princípios e convenções. Demonstrações contábeis – mecânica contábil,. balanço patrimonial, demonstração de resultado de exercício,. demonstração das mutações do patrimônio líquido,. demonstrações relativas ao fluxo de recursos, demonstração do valor adicionado. Análise das demonstrações contábeis, resultados contábil,. econômico e financeiro, análise vertical e horizontal, análise por indicadores.
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Cenários Econômicos e Tendências
Análise do ambiente macro-econômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre negócios e estratégia.
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Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios
O perfil do empreendedor. As principais motivações do empreendedor. O intraempreendedor – O empreendedor corporativo. As principais barreiras que os empreendedores encontram,. seja no mercado ou, nas suas próprias empresas. Quais são as principais fontes de novos negócios. Os recursos necessários para a estruturação de um novo empreendimento. Onde e como conseguir estes recursos. Como atua o Developer – O criador de negócios. Compra e venda e empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios.
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Finanças Corporativas
Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.
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Gestão da Cadeia de Suprimentos
O processo de globalização da economia e sua influência na cadeia de suprimentos. Global Sourcing e Comércio internacional. Cadeia de Suprimentos x Cadeia de valor. Componentes do Planejamento da Demanda. A gestão das operações logísticas nas empresas. Recursos necessários à implantação do conceito de cadeia de suprimentos. As funções logísticas e o seu relacionamento intra e extra-organizacional. A infra-estrutura logística do País. Modelos e técnicas aplicáveis à gestão das funções logísticas. Sistemas de informações logísticas. Gestão do tempo em cadeias de suprimento. Negócios eletrônicos (business to business). Avaliação do desempenho das funções logísticas orientadas para a qualidade,. produtividade e competitividade.
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Gestão Estratégica de Empresas
Evolução da Estratégia empresarial, os principais pensadores. Planejamento Estratégico. Definição das diretrizes estratégicas. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do ambiente interno. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. O Balanced Scorecard.
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Gestão de Negócios Sustentáveis
Origens e definição de desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica. Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. Fundamentos e ações de Governança Corporativa. A evolução da responsabilidade sócio-ambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. A cidadania corporativa aplicada na prática, como elemento empresarial estratégico
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Liderança e Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos
Fundamentos básicos do desenvolvimento de equipes. O valor do trabalho em equipe. Grupo x Equipe. Formulação e evolução de uma equipe eficiente. Liderança: Chefe x líder. Desenvolvimento da liderança. Tipos de participantes de uma equipe de trabalho. Desenvolvimento pessoal e grupal. Administração de conflitos. Comunicação no trabalho de equipe. Dinâmicas de grupo para o desenvolvimento da equipe. Jogos e simulações como facilitadores de aprendizagem cognitiva e atitudinal. Critérios de escolha das técnicas a serem utilizadas. Papel e responsabilidades do coordenador do grupo.
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Matemática Financeira
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.
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Negócios Digitais
Modelos de negócio digital. Canais: web, mobile, IoT, wearables e redes sociais. Marketing digital. User experience. Design thinking como ferramenta para tomada da decisão nos negócios digitais. Tecnologias aplicadas à supply chain e à logística. Cloud computing versus infraestrutura proprietária. iOS versus Android. Custos versus velocidade; escalabilidade. Segurança digital. Collaboration. Meios de pagamento. Monetização. Big data e suas aplicações. Tecnologias aplicadas ao home office e mudanças na maneira de trabalhar.
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Workshop: Orçamento Empresarial
Orçamento como instrumento de formulação estratégica e de decisão gerencial. Orçamento com base nas demonstrações contábeis,. na projeção de resultados e nas mutações do patrimônio líquido. Premissas baseadas no cenário econômico, projeção e simulação econômica financeira. Estrutura orçamentária. Orçamento de operação, de investimento e de caixa.
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Workshop: Planejamento Estratégico
O resultado final do Workshop será um trabalho desenvolvido em equipe, apresentado e defendido pelos alunos, sobre o Planejamento Estratégico de uma dada empresa.
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Workshop: Plano de Negócios
Os objetivos de um Plano de Negócios; A estrutura de um Plano de Negócios. Como descrever cada um dos tópicos que compõem um Plano de Negócios. Como concatenar todos os aspectos de um empreendimento de maneira a dar consistência ao Plano. Como apresentar e como sustentar o Plano junto aos acionistas, a diretoria ou junto a possíveis investidores.
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Business Analytics
O descobrimento de conhecimento relevante em grandes massas de dados (Knowledge Discovery on Databases). A mineração de dados e texto e suas aplicações nos negócios. Big Data, Data Mining, Business Analytics, Marketing Analytics, People Analytics.
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Business Operations Management
A busca constante por melhorias de produtividade, por meio da evolução contínua na gestão dos processos visando alcançar a sustentabilidade das operações, nos seus aspectos econômicos, sociais e ambientais. A implementação da estratégia capilarizando todas as áreas da organização.
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A dinâmica dos Negócios: Industria, Varejo e Serviços
Visão Sistêmica dos negócios e suas interações com os diversos setores: Industriais, varejo e serviços. Os principais fluxos de negócios na Industria: Supply Chain, produção distribuição, financeiros, assistência técnica. Os principais fluxos de negócios no varejo: Cadeia de fornecedores, estocagem, cadeia de distribuição; Lojas próprias, franquias, vendas online, fluxos financeiros. Os principais fluxos de negócios no setor de serviços: Características dos serviços: Serviços puros, serviços prestados através de produtos, serviços online. Redes Organizacionais.
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Marketing e Mídias Digitais
A gestão de Marketing como ferramenta competitiva. Desenvolvimento do Marketing Mix: Produto, Preço, Promoção e Canais de distribuição. Merchandising, Marketing Direto, Trade Marketing, O Marketing de serviços. A Gestão da Marca. Comportamento do consumidor. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de vendas. O marketing nas mídias digitais e no e-commerce: estratégias, ações e métricas.
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Negócios Internacionais
Estratégias para internacionalização de empresas e negócios. Regulamentação do Comércio Internacional. Gestão de Operações de Exportação e Importação. Tributação no Comércio Exterior Brasileiro. Gestão de Operações de Câmbio. Logística Internacional.
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Workshop Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
Gerenciamento de projetos: as dez áreas de conhecimentos relevantes (visão PMI). Seleção de projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Efeitos da arquitetura organizacional. Ferramentas para elaboração e acompanhamento de projetos. Project Office. Metodologias ágeis e suas aplicações. As principais metodologias ágeis. Pequenas equipes com alto nível técnico. O processo incremental. Colaboração entre equipes diferentes. Feedback constante como retroalimentação do processo de desenvolvimento. Adaptabilidade e simplicidade para ser ágil.
Investimento
Matriculas até 27/01/2022
- 1ª Opção: R$ 22.999,50, à vista no boleto bancário.
- 2ª Opção: R$ 23.635,68, sendo (1 de R$ 1.969,64) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 1.969,64) no boleto bancário.
- 3ª Opção: R$ 24.342,72, sendo (1 de R$ 1.014,28) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.014,28) no boleto bancário.
- 4ª Opção: R$ 25.063,56, sendo (1 de R$ 696,21) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 696,21) no boleto bancário.
Matriculas até 18/03/2022
- 1ª Opção: R$ 24.277,25, à vista no boleto bancário.
- 2ª Opção: R$ 24.948,72, sendo (1 de R$ 2.079,06) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.079,06) no boleto bancário.
- 3ª Opção: R$ 25.695,12, sendo (1 de R$ 1.070,63) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.070,63) no boleto bancário.
- 4ª Opção: R$ 26.456,04, sendo (1 de R$ 734,89) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 734,89) no boleto bancário.
Matriculas até 28/03/2022
- 1ª Opção: R$ 25.555,00, à vista no boleto bancário.
- 2ª Opção: R$ 26.261,87, sendo (1 de R$ 2.188,48) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.188,49) no boleto bancário.
- 3ª Opção: R$ 27.047,52, sendo (1 de R$ 1.126,98) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.126,98) no boleto bancário.
- 4ª Opção: R$ 27.848,17, sendo (1 de R$ 773,57) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 773,56) no boleto bancário.
Temos condições especiais para matrículas antecipadas, ex-alunos FGV e empresas parceiras. Essas condições não são cumulativas e não se aplicam nos casos de transferência entre cursos ou modalidades. Para verificar, entre em contato com um agente comercial mais próximo de sua localidade, antes de finalizar sua matrícula.
Processo Seletivo
- O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
- É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
- A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
- Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
Documentação Necessária
Cédula de identidade
Foto recente 3 x 4 (colorida)
Diploma do curso de graduação*
Histórico escolar de graduação
*Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.