Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais

Aulas ao vivo por webconferência
  • A área de Relações Governamentais tem ganhado cada vez mais destaque por conta dos últimos acontecimentos políticos brasileiros. Nesse contexto, o MBA Executivo em Economia e Gestão: Relações Governamentais apresenta uma proposta inovadora que combina o conhecimento teórico com a compreensão das técnicas e práticas aplicadas neste setor.

    Você irá adquirir:

    • Competências e habilidades para exercer função de direção/assessoramento em empresas públicas/privadas e atuar em estatais, consultorias e organizações multilaterais
    • Vasto conhecimento para interagir com diversas esferas do Governo, a partir de um abrangente repertório de disciplinas teóricas aplicadas e estudos de casos.

    Acesse o programa e o cronograma completo do curso. Aulas semanais – 4ª e 5ª – das 19 às 22h20min.

    Coordenador Acadêmico: Rodrigo Martins Navarro de Andrade

    Público Alvo

    Recomendado para profissionais e gestores com:

    • Distintas formações intelectuais, interessados nessa área de relações governamentais e que estejam dentro ou fora do serviço público e
    • Atuação nessa área, em quaisquer esferas da ação governamental, setor privado de consultorias, escritórios de advogados e profissionais liberais que almejam uma oportunidade para aprofundamento, reflexão crítica e capacitação profissional.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Coord. Acadêmico: Rodrigo Martins Navarro de Andrade

    Doutor em Administração pela Rennes School of Business (França), com mais de 30 anos de experiência como executivo e consultor em múltiplas industrias. Professor convidado da FGV desde 2000, com livros e artigos publicados internacionalmente, coordena o pioneiro MBA em Relações Governamentais desde 2015. Conselheiro da ABNT, CNI e FIESP. Presidente da ABRAMAT, entidade com mais de 50 empresas e 400 fábricas no país.

    Programa

    • Análise de Riscos e Cenários

      A especificidade do risco político. Tipologia e causas internas e externas de risco político. Mensuração, análise, estimativa e gerenciamento de risco político. Aplicabilidade e efetividade dos cenários políticos. Construção de cenários econômicos. Cenários sociológicos, tecnológicos e mercadológicos. Aplicabilidade e efetividade de cenários. Método de construção de cenários. Planejamento por Cenários.

    • Gestão de Marca e Reputação Corporativa

      Gestão da Reputação Corporativa na era digital. Marketing 3.0. Conceito de Ativos Intangíveis e Brand Equity. Indicadores e métricas. Ecossistema da marca. Hackerismo e cyber-ativismo. Risco social e social screening. Gestão de e-Crise. Conceito e escolas de pensamento ético. A ética na comunicação e suas implicações na sociedade em rede. Responsabilidade corporativa e Sustentabilidade (triple bottom line).

    • Políticas Públicas: formalização, implementação e avaliação

      Política pública como função do Estado. Papel das políticas públicas como propulsoras ou inibidoras do avanço tecnológico e social. Formulação e análise de políticas públicas. Jogo de política econômica. Políticas públicas setoriais.

    • Comunicação e Gestão de Crises

      Conceito, características e natureza da crise; impactos da crise sobre os diversos públicos; medidas de prevenção, risco e vulnerabilidades; plano de crise; relações com a mídia. Conteúdo Programático Mínimo: Unidade I – Conceito, características e natureza da crise ” Características da crise; ” As crises mais comuns; ” Medidas de prevenção de crise: gestão de risco e análise das vulnerabilidades da organização. Unidade II – Elementos-chave na gestão de crises ” Reputação e Imagem: a percepção da opinião pública; ” O papel do gestor, da assessoria de imprensa, do departamento de relações públicas e do Comitê de crise; ” A relação com a imprensa e o controle da mídia. Unidade III – Gestão de crises ” Identificação e informação; ” Elaboração de um plano formal de crise; ” Criação de um centro de gerenciamento de crise; ” Criação de um Comitê de crise; ” Comunicação durante a crise: rapidez, frequência e público afetado; ” Avaliar erros e acertos: elaboração de um plano para evitar outra crise. Unidade IV – Comunicação integrada de crise ” Comunicação integrada de crise; ” Análise e discussão de estudos de caso.

    • Direito Constitucional e Administrativo

      Noções Gerais de Direito Administrativo. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Regime Constitucional do Agente Público. Atos Administrativos. Licitação Pública. Intervenção Estatal no Domínio Econômico. Características e Funções Regulatórias. Mecanismos de controle dos atos regulatórios. Conteúdo Programático Mínimo: Unidade I – Noções Gerais de Direito Administrativo ” Conceito, Fontes, Regime Jurídico ” Princípios Constitucionais da Administração Pública Unidade II – Princípios Constitucionais da Administração Pública ” Regime Constitucional do Agente Público ” Atos Administrativos Unidade III – Licitação Pública ” Conceito, Princípios, Modalidades ” Dispensa e Inexecução de licitação ” Fases licitatórias.

    • Direito Regulatório

      Política dos governadores e intervencionismo estatal; A modernização conservadora e autoritária; Nacionalismo e desenvolvimentismo: ideologias em conflito; Os militares na política; Anéis Burocráticos; Redemocratização, Constituição de 1988 e novo modelo político; Fundamentos jurídicos da regulação econômica; modalidades de regulação; Características e funções regulatórias; mecanismos de controle dos atos regulatórios; Agências Reguladoras; Estrutura Organizacional das Agências Reguladoras; Papel e natureza jurídica das Agências Reguladoras.

    • Pensamento e Planejamento Estratégico em Relações Governamentais

      Conceituação de estratégia. As Diferentes Escolas de Estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Análise e Modelagem Estratégica. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Influência governamental nas análises ambientais internas e externas. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Perspectivas do Planejamento Estratégico aplicadas à Relações Governamentais. Estudos de caso.

    • Liderança e Influência

      Cenário contemporâneo da Liderança Empresarial e de Pessoas. Liderança e Gestão. Estilos de Liderança como exercício de gestão de pessoas baseada em fontes pessoais de poder. Teoria da liderança situacional. Processo de delegação. Teoria da liderança transacional. Teoria da liderança transformacional. Liderança cidadã. Liderança – um fenômeno relacional e sistêmico. Motivação e Empowerment. Motivação para o exercício do Poder e da Influência. Influência sem autoridade. Estratégias de influência. Liderando o alinhamento estratégico e cultural da organização.

    • Fundamentos Teóricos das Relações Governamentais

      Discussão conceitual: interesses, grupos de interesse, grupos de pressão, lobby, advocacy e relações governamentais; Formação e manutenção dos grupos de interesse; influência e acesso dos grupos de interesse; Sistemas de representação de interesses: pluralismo e corporativismo; Análises empíricas sobre a ação dos grupos de interesse no processo de políticas públicas brasileiro; Tendências para a comunidade de interesses no Brasil.

    • Negociações com Governos

      Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. Comunicação interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação com Governo: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociações complexas e em diferentes culturas.

    • Orçamento e Relações Intergovernamentais

      Características dos sistemas federativos. Teoria do Bem Estar e Federalismo Fiscal. O sistema federativo brasileiro ao longo da história. Atribuição de competências tributárias e de responsabilidades de gasto no federalismo brasileiro. O sistema de transferências intergovernamentais. Relações fiscais federativas: um exame das estruturas de receitas e despesas dos governos estaduais e municipais.

    • Processo Legislativo

      O processo político; Fluxo de poder; Fluxos de ideias; O papel do cidadão e da sociedade civil no jogo parlamentar. Ética na atividade político-parlamentar: financiamento de campanhas política. Câmara dos Deputados. Senado Federal. Colégio de líderes. Quóruns. Atores do Processo Legislativo. Fiscalização da Sociedade.

    • Sistema Político Brasileiro

      Exame das relações entre Estado e sociedade no Brasil contemporâneo. Estudo da trajetória do Estado nacional republicano para entendimento da estrutura e do funcionamento do sistema de representação política. Dinâmica das relações de poder entre os diferentes atores políticos, seus comportamentos e estratégias de ação.

    • Sistema Tributário Brasileiro

      Visão geral e histórica do sistema tributário brasileiro. Características dos principais tributos nacionais. Principais tributos incidentes sobre a empresa brasileira. Tributos incidentes na importação/exportação de bens e serviços. Vinculação de receitas tributárias. Distorções do sistema tributário nacional. Propostas de reforma tributária.

    • Relações Internacionais e o Impacto nos Negócios

      Integração econômica: acordos multilaterais e acordos regionais/plurilaterais: ameaças e oportunidades empresariais. Acordos comerciais e as cadeias globais de valor. Novas características dos acordos em negociação no século XXI e seu impacto sobre os negócios. O sistema de Bretton Woods: montagem, efeitos e decadência. O fim da Guerra Fria e seus desdobramentos políticos e econômicos. Novos limites para a atuação dos estados nacionais. Impactos da ascensão dos países emergentes. A necessidade de uma nova governança global e as dificuldades de sua negociação. O posicionamento estratégico do Brasil e efeitos sobre as empresas brasileiras.

    • Ética e Sustentabilidade

      Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

    • Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

      Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    • Inovação e Gestão do Conhecimento

      Inovação e conhecimento como diferencial estratégico. Modelos para inovação. Gestão do conhecimento como fator de sustentabilidade da organização e de inovação. Estratégias para aprendizagem contínua e compartilhamento do conhecimento. Processo de Gestão do Conhecimento.

    Investimento

    Matriculas até 27/01/2022

    • 1ª Opção: R$ 22.999,50, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 23.635,68, sendo (1 de R$ 1.969,64) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 1.969,64) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 24.342,72, sendo (1 de R$ 1.014,28) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.014,28) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 25.063,56, sendo (1 de R$ 696,21) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 696,21) no boleto bancário.

    Matriculas até 18/03/2022

    • 1ª Opção: R$ 24.277,25, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 24.948,72, sendo (1 de R$ 2.079,06) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.079,06) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 25.695,12, sendo (1 de R$ 1.070,63) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.070,63) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 26.456,04, sendo (1 de R$ 734,89) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 734,89) no boleto bancário.

    Matriculas até 28/03/2022

    • 1ª Opção: R$ 25.555,00, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 26.261,87, sendo (1 de R$ 2.188,48) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.188,49) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 27.047,52, sendo (1 de R$ 1.126,98) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.126,98) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 27.848,17, sendo (1 de R$ 773,57) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 773,56) no boleto bancário.

    Temos condições especiais para matrículas antecipadas, ex-alunos FGV e empresas parceiras. Essas condições não são cumulativas e não se aplicam nos casos de transferência entre cursos ou modalidades. Para verificar, entre em contato com um agente comercial mais próximo de sua localidade, antes de finalizar sua matrícula.

    Processo Seletivo

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    Documentação Necessária
    Cédula de identidade
    Foto recente 3 x 4 (colorida)
    Diploma do curso de graduação*
    Histórico escolar de graduação
    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

Garanta Sua Vaga

Modalidade: MBA LIVE
Frequência: Semanal
Início: 06/04/2022
Data Limite de Inscrição: 28/03/2022
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração 16 meses Meses
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