Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

Aulas ao vivo por webconferência
  • O setor de Tecnologia da Informação (TI) tem se destacado no Brasil por apresentar crescimento consistentemente acima do PIB nacional, refletindo assim a incorporação de produtos e serviços de TI em praticamente todos os segmentos da economia. Tal fato indica a necessidade de os profissionais envolvidos com TI desenvolverem competências para implantar um adequado planejamento e gerenciamento estratégico de TI nas suas organizações.
    Você irá adquirir:
    • entendimento sobre como gerenciar de forma mais eficiente, eficaz e efetiva o ambiente de TI Bimodal da sua organização, podendo assumir desde posições gerenciais até o cargo de CIO (Chief Information Officer) de uma organização;
    • ampla visão sobre como intensificar seu networking com outros profissionais atuantes na área.

    Acesse o programa e o cronograma completo do curso. Aulas semanais – 2ª e 3ª – das 19 às 22h20min.

    Coordenador Acadêmico: André Bittencourt do Valle

    Público Alvo

    Recomendado para profissionais com formação em TI ou que tenham experiência profissional na área de TI. Em suma, o curso foi desenvolvido para profissionais que administrem, ou que venham a administrar, ambientes ligados à tecnologia da informação em organizações de qualquer setor da economia. Fazem parte desse grupo: gestores de TI, líderes de projetos de TI, gerentes de empresas fornecedoras de serviços e produtos de TI, além de empreendedores e consultores na área de TI, todos com pelo menos dois anos de formado e experiência profissional. Além disso, o curso também se destina àqueles profissionais que necessitem conhecer a gestão estratégica de TI com mais profundidade, de forma a exercer melhor e com mais segurança sua função profissional.
     
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.        
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    • Agilidade nos Negócios e Projetos

      Introdução à agilidade. Framework Scrum. Framework Kanban. XP, modelos híbridos. Escalada ágil e agilidade nos negócios.

    • Blockchain e Internet das Coisas

      Introdução à tecnologia blockchain. Aspectos tecnológicos das redes e serviços em blockchain. Aplicações empresariais da tecnologia blockchain. Introdução à Internet das Coisas (IoT). Aspectos tecnológicos da Internet das Coisas. Aplicações empresariais da Internet das Coisas. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.

    • Direito Digital

      Constituição Federal e a Tecnologia da Informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade Intelectual e Contratos Eletrônicos. Privacidade. Direito ao Esquecimento.

    • Gestão de Competências na Era Digital

      Mudanças de comportamento na Era Digital: crenças e valores. Relações intergeracionais. Cultura Organizacional. Desenvolvimento de Competências e habilidades: Qi, Qe e Qa. Revolução 4.0. Comunicação não-violenta.

    • Governança Corporativa de TI

      Estratégia de Negócios e estratégia de TI. Princípios da governança corporativa e de TI: suas diferenças e aplicabilidades. Principais modelos de governança de TI e guias de mercado: ITIL, COBIT, CMMI, BSC.

    • Gerenciamento de Projetos em TI

      Histórico e evolução da Gerência de Projetos. Princípios de Entrega e Domínios de performance (PMI/PMBoK). Ciclos de vida e processos de um projeto de TI. Estruturas Organizacionais para gerenciamento de projetos.

    • Gestão da Segurança da Informação

      Visão sistêmica executiva de segurança da informação. Estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Ameaças. Impactos. Análise de Riscos, Privacidade e outras medidas de gestão de riscos da informação.

    • Inteligência Artificial e Machine Learning

      Introdução à Inteligência Artificial. Aspectos tecnológicos da Inteligência Artificial. Aplicações empresariais da Inteligência Artificial. Introdução à tecnologia de Machine Learning. Aspectos tecnológicos de Machine Learning. Aplicações empresariais de Machine Learning. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.

    • Marketing Digital

      Fundamentos do marketing e os novos paradigmas das organizações. O papel da tecnologia da informação nas atividades do marketing. Etapas de um planejamento estratégico de marketing digital e as interfaces com a gestão de TI. Construção de um diagnóstico de tecnologia para o planejamento de marketing digital.

    • Modelos de Negócios Digitais

      Definição e tipos de modelos de negócios digitais. Modelos de negócio business to consumer (B2C). Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de pagamento eletrônico. Modelos de negócio business to business (B2B). Modelos de negócios de economia compartilhada (sharing economy). Modelos de negócios para dispositivos móveis (m-business).

    • Transformação Digital

      Introdução. Transformação Digital: Definição e Conceitos Básicos. Alinhamento Estratégico da Transformação Digital. Impactos da Transformação Digital nas Indústrias de Negócio. O Dark Side da Transformação Digital. Gestão de Mudança para Transformação Digital.

    • Gestão Estratégica

      Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    • Análise de Viabilidade de Projetos

      Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.

    • Economia Digital

      História e evolução da economia. A economia agrícola. A economia industrial. A economia digital. A lei dos retornos crescentes versus a lei dos retornos decrescentes (lei de Marshall). Transformação do conhecimento em negócio. Avaliação de performance empresarial na economia digital. O papel da tecnologia. A mudança nas relações de trabalho. Empresas baseadas no conhecimento. O papel da economia digital no mundo. O índice NASDAQ. O papel da economia digital no Brasil.

    • Inteligência Competitiva e Business Analytics

      Definição e importância de Inteligência Competitiva. O ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Analise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência competitiva em Fusões e Aquisições. Benchmarking e Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação da Inteligência Competitiva. Custo/beneficio associado. Big Data, Business Analytics. Ética. Tendências Futuras.

    • Inovação e Empreendedorismo

      Desafios do empreendedorismo e da inovação na economia contemporânea. Visão de negócios e o empreendedorismo. Implementando a inovação. Gestão da Propriedade Intelectual. Estratégia e modelo de inovação.

    • Liderança e Motivação

      Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências. Motivação como ferramenta de liderança. Liderança e sucessão.

    • Negociação e Administração de Conflitos

      Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Investimento

    Matriculas até 27/01/2022

    • 1ª Opção: R$ 22.999,50, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 23.635,68, sendo (1 de R$ 1.969,64) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 1.969,64) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 24.342,72, sendo (1 de R$ 1.014,28) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.014,28) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 25.063,56, sendo (1 de R$ 696,21) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 696,21) no boleto bancário.

    Matriculas até 18/03/2022

    • 1ª Opção: R$ 24.277,25, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 24.948,72, sendo (1 de R$ 2.079,06) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.079,06) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 25.695,12, sendo (1 de R$ 1.070,63) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.070,63) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 26.456,04, sendo (1 de R$ 734,89) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 734,89) no boleto bancário.

    Matriculas até 28/03/2022

    • 1ª Opção: R$ 25.555,00, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 26.261,87, sendo (1 de R$ 2.188,48) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.188,49) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 27.047,52, sendo (1 de R$ 1.126,98) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.126,98) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 27.848,17, sendo (1 de R$ 773,57) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 773,56) no boleto bancário.

    Temos condições especiais para matrículas antecipadas, ex-alunos FGV e empresas parceiras. Essas condições não são cumulativas e não se aplicam nos casos de transferência entre cursos ou modalidades. Para verificar, entre em contato com um agente comercial mais próximo de sua localidade, antes de finalizar sua matrícula.

    Processo Seletivo

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    Documentação Necessária
    Cédula de identidade
    Foto recente 3 x 4 (colorida)
    Diploma do curso de graduação*
    Histórico escolar de graduação
    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

Garanta Sua Vaga

Modalidade: MBA LIVE
Frequência: Semanal
Início: 04/04/2022
Data Limite de Inscrição: 28/03/2022
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração 16 meses Meses
Inscreva-se Receba mais Informações