Economia Comportamental

Aulas ao vivo por webconferência
  • No decorrer das disciplinas, você obterá familiarização com os principais estudos na área, as lições aprendidas e as limitações e implicações, tanto em relação à tomada de decisão individual quanto em relação à tomada de decisão governamental ou empresarial.
    Você irá adquirir:
    • conhecimento sobre os principais insights, conceitos e ferramentas das ciências comportamentais para a tomada de decisão por parte dos agentes econômicos e
    • visão ampla sobre a aplicação dos conceitos e das ferramentas dessa área de conhecimento em diferentes contextos, entre os quais podemos citar comportamento do consumidor, estratégias de marketing, finanças, estratégias de negociação, mercado de seguros, gestão empresarial e pesquisas em geral que envolvam o comportamento humano.

    Acesse o programa e o cronograma completo do curso. Aulas semanais – 2ª e 3ª – das 19 às 22h20min.

    Coordenador Acadêmico: ALINE GOMES NEVES

    Público Alvo

    Recomendado para profissionais que são gestores ou especialistas, com atuação nas áreas de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Estratégia Corporativa, nas esferas pública e privada, no terceiro setor e pesquisadores que desejam aprofundar-se nas áreas de ciências comportamentais e experimentais.
     
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Coord. Acadêmico: Rafael Moreira Guimaraes
    Doutor em Administração; Mestre em Gestão Empresarial; e Pós-graduado em Marketing, títulos obtidos pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Profissional com larga experiência nas áreas de Planejamento, Consultoria, Marketing, Gestão e Regulação.
     
    Coord. Acadêmico: José Gustavo Féres
    Mestre em Economia Matemática e Econometria – Université de Toulouse I Sciences Sociales (2000) e doutorado em Economia – Université de Toulouse I Sciences Sociales (2007). Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE).

    Programa

    • Ciências Comportamentais e Percepção de Risco

      Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguros: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.

    • Comportamento do Consumidor

      Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.

    • Decisões Estratégicas em Organizações

      Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.

    • Design Thinking e as Ciências Comportamentais

      Design thinking: princípios, métodos e processos. Co-criação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.

    • Economia Comportamental e Funcionamento dos Mercados

      Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e o mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.

    • Economia Comportamental, Neuromarketing e Decisões de Consumo

      Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo

    • Economia Comportamental e Políticas Públicas

      Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.

    • Economia Empresarial e Comportamento dos Agentes Econômicos

      Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.

    • A Economia no Laboratório: Experimentos Econômicos e as Ciências Comportamentais

      Economia experimental: princípios básicos e conceitos. Experimentos e a psicologia da tomada de decisões. Experimentos e preferências sociais. Experimentos e decisões financeiras.

    • Economia e Psicologia

      Economia Comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.

    • Finanças Comportamentais II

      Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.

    • Finanças Comportamentais I

      Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.

    • Neuroeconomia

      Neurociências e Neuroeconomia. Fundamentos psicológicos e neurais das preferências econômicas. Mecanismos neurais da escolha. Preferências sociais.

    • Psicologia dos Incentivos

      Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não-monetários. Capital social.

    • Teoria dos Jogos Aplicada às Ciências Comportamentais

      Princípios básicos de teoria dos jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.

    • Avaliação de Empresas

      Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.

    • Finanças Corporativas

      Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

    • Matemática Financeira

      Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

    Investimento

    Matriculas até 27/01/2022

    • 1ª Opção: R$ 22.999,50, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 23.635,68, sendo (1 de R$ 1.969,64) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 1.969,64) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 24.342,72, sendo (1 de R$ 1.014,28) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.014,28) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 25.063,56, sendo (1 de R$ 696,21) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 696,21) no boleto bancário.

    Matriculas até 18/03/2022

    • 1ª Opção: R$ 24.277,25, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 24.948,72, sendo (1 de R$ 2.079,06) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.079,06) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 25.695,12, sendo (1 de R$ 1.070,63) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.070,63) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 26.456,04, sendo (1 de R$ 734,89) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 734,89) no boleto bancário.

    Matriculas até 28/03/2022

    • 1ª Opção: R$ 25.555,00, à vista no boleto bancário.
    • 2ª Opção: R$ 26.261,87, sendo (1 de R$ 2.188,48) no boleto bancário e parcelado (11 de R$ 2.188,49) no boleto bancário.
    • 3ª Opção: R$ 27.047,52, sendo (1 de R$ 1.126,98) no boleto bancário e parcelado (23 de R$ 1.126,98) no boleto bancário.
    • 4ª Opção: R$ 27.848,17, sendo (1 de R$ 773,57) no boleto bancário e parcelado (35 de R$ 773,56) no boleto bancário.

    Temos condições especiais para matrículas antecipadas, ex-alunos FGV e empresas parceiras. Essas condições não são cumulativas e não se aplicam nos casos de transferência entre cursos ou modalidades. Para verificar, entre em contato com um agente comercial mais próximo de sua localidade, antes de finalizar sua matrícula.

    Processo Seletivo

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    Documentação Necessária
    Cédula de identidade
    Foto recente 3 x 4 (colorida)
    Diploma do curso de graduação*
    Histórico escolar de graduação
    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

Garanta Sua Vaga

Modalidade: MBA LIVE
Frequência: Semanal
Início: 04/04/2022
Data Limite de Inscrição: 28/03/2022
Carga Horária: 432 horas/aula
Duração 16 meses Meses
Inscreva-se Receba mais Informações